top of page

O QUE FAZER em Cusco e Região | Top 10 passeios


Cusco, no Peru, é muito mais do que um ponto de partida para Machu Picchu. Essa cidade andina foi o coração do Império Inca e até hoje guarda construções que desafiam a lógica moderna. Como um povo que não conhecia a roda conseguiu desenvolver uma civilização tão avançada — com obras arquitetônicas impressionantes, sistemas de engenharia complexos e técnicas agrícolas que até hoje chamam a atenção?



Neste post, mostramos o que fazer em Cusco e região, com um roteiro dos 10 lugares mais incríveis que visitamos durante a nossa passagem pelo Peru — e, ao final, ainda te contamos como garantir um material exclusivo que preparamos pra facilitar o planejamento da sua viagem!


#1 Machu Picchu

Machu Picchu

É impossível falar do Peru e não pensar em Machu Picchu, uma das 7 maravilhas do mundo moderno e um dos destinos mais icônicos do planeta.



Quem quiser conhecer a "Cidade Perdida dos Incas" precisa viajar até Águas Calientes, a cidade base onde está localizado o Sítio Arqueológico de Machu Picchu. Existem algumas formas de chegar até lá, sendo a mais comum de trem que sai da cidade de Ollamtaytambo, no Vale Sagrado dos Incas.


Por lá, há diferentes tipos de ingressos disponíveis, desde os mais básicos até aqueles que incluem a subida para a montanha Wayna Picchu, que oferece uma experiência ainda mais desafiadora.


No sítio arqueológico principal, você vai encontrar os famosos templos e praças, e vai poder ver com os seus próprios olhos as impressionantes construções, como aquelas que parecem ter sido esculpidas diretamente nas rochas — e o mais impressionante é que não há nenhum tipo de argamassa entre as pedras, o que nos faz imaginar como os incas conseguiram realizar essa obra-prima com tamanha precisão.



#2 Montanha Colorida


O segundo lugar mais visitado do Peru, perdendo apenas para Machu Picchu, é a famosa Montanha Colorida, também conhecida como Montanha 7 Cores — um espetáculo natural que impressiona tanto pela altitude quanto pelas cores únicas.


Montanha Colorida ou Vinicunca

São cerca de 2.5km de caminhada (somente ida), com subidas intensas, principalmente quando vamos chegando ao fim do trekking. O ar na região é extremamente rarefeito, que torna o esforço ainda maior para completar o percurso.


Mas uma coisa que não podemos negar é que do início ao fim o percurso é lindo, para qualquer lado que se olhe há uma vista linda e diferente de tudo que se pode imaginar. As vezes era até difícil acreditar no que estávamos vendo de tão grandioso e impressionante que era.



#3 Vale Sagrado dos INCAS


O Vale Sagrado dos Incas é uma região de grande importância histórica e cultural, situada entre os povoados de Pisac e Ollantaytambo, a uma altitude aproximada de 2.800m. Esse fator o torna uma excelente opção para quem ainda está se acostumando com a altitude de Cusco.


Ollamtaytambo

Tanto o Sítio Arqueológico de Pisac quanto o Sítio Arqueológico de Ollamtaytambo são famosos por suas terras agrícolas em degraus, que ajudavam na adaptação ao clima e no cultivo de diversos tipos de alimentos sob diversas temperaturas, assim como em Moray. Mas além dos terraços agrícolas, outro grande destaque da civilização Inca é o Templo do Sol, cujas pedras foram esculpidas com precisão impressionante em um terreno íngreme e de difícil acesso.



#4 Salineiras de Maras

Salineiras de Maras no Peru


As Salineras de Maras são uma das atrações mais impressionantes do Vale Sagrado, com mais de 3.000 pequenas piscinas de sal que formam um contraste incrível com as montanhas ao redor.


Formadas por mais de 3.000 pequenas piscinas escavadas na encosta da montanha, elas são abastecidas por um riacho subterrâneo de água extremamente salgada.



O processo de extração de sal é simples: o sol evapora a água e o sal se cristaliza, mesmo método utilizado desde os Incas e as culturas pré-incas.






#5 Moray


Moray é um sítio arqueológico fascinante, conhecido por seus impressionantes laboratórios agrícolas, onde os Incas realizavam experimentos para testar diferentes condições de cultivo. O local é formado por enormes círculos de terra, dispostos em degraus, que criam variações de temperatura em cada nível, simulando diferentes microclimas.



Cada nível, ou degrau, apresenta microclimas diferentes, o que permitia que os agricultores estudassem o cultivo de diversas plantas e vegetais sob condições variadas de temperatura e umidade. Essa inovação tecnológica ajudou a aprimorar técnicas agrícolas que foram fundamentais para o desenvolvimento do Império Inca, garantindo a produção em diferentes regiões do vasto território.


Ensaio fotográfico na Plaza de Armas de Cusco

E se você quiser se aprofundar ainda mais na sua viagem para Cusco, a gente preparou o E-book Cusco & Região: um Guia Completo! 



Além dos lugares que estamos mostrando neste post, você vai descobrir outras joias escondidas, como Qenqo, Puca Pucara, o Calle 7 Borreguitos e o Mirante de San Cristobal — entre vários outros, todos recheados de história e com potencial incrível pra fotos e vídeos.



Também incluímos nossas três experiências de hospedagem, dicas de onde comer — desde restaurantes de alta gastronomia até comida de rua e mercados locais — e onde encontrar souvenirs autênticos com ótimos preços.



No e-book, você ainda encontra tudo o que precisa saber pra se planejar melhor: informações sobre câmbio, aclimatação, transporte, melhor época pra visitar, agências de turismo e como garantir seus ingressos com antecedência. Tudo isso por apenas R$14,90! Se você quer uma viagem mais tranquila, rica em experiências e sem perrengues, é só clicar neste link que você será redirecionado para a nossa página da Hotmart. O nosso ebook está cheio de dicas que a gente gostaria de ter tido antes de embarcar nessa viagem!



#6 Sacsayhuamn


Sacsayhuaman em Cusco no Peru


Sacsayhuamán é mais um dos sítios arqueológicos impressionantes de Cusco e uma das maiores realizações arquitetônicas do Império Inca.


Localizado nos arredores da cidade, o complexo é famoso pelas enormes pedras perfeitamente encaixadas — algumas com mais de 100 toneladas — que formam muralhas tão precisas que é impossível inserir até mesmo uma lâmina entre elas.


Acredita-se que Sacsayhuamán teria desempenhado funções cerimoniais e defensivas, sendo considerada uma fortaleza estratégica que protegia a cidade sagrada de Cusco.




#7 Qorikancha


Qorikancha, também conhecido como Templo do Sol, é um dos sítios mais sagrados da civilização inca. Localizado no centro de Cusco, esse templo era dedicado ao Deus Inti, o deus sol, e era também o centro religioso e político do Império Inca


Qorikancha em Cusco no Peru

.Após a conquista espanhola, grande parte do templo foi destruída e, sobre suas sólidas bases incas, foi erguido o Convento de Santo Domingo, uma construção que ao longo dos anos passou por três grandes terremotos — em 1650, 1749 e 1950 —, que danificaram severamente a igreja colonial, mas deixaram as estruturas incas praticamente intactas.



#8 Chinchero


Chinchero no Peru

Chinchero é uma cidade do Vale Sagrado dos Incas especialmente famosa pela tradição têxtil que atravessa gerações. Em meio às montanhas andinas, as famílias locais mantêm viva a arte da tecelagem, utilizando técnicas ancestrais para produzir peças feitas à mão, com lã de lhama e alpaca.


Visitamos um centro onde as mulheres locais compartilham como produzem os tradicionais souvenirs que vemos nos mercados: desde a seleção dos fios, tingimento natural com plantas e minerais, até a construção dos padrões coloridos que carregam tanta história.


O uso de corantes naturais — como a cochonilha para o vermelho e diversas plantas para outras cores — junto com a habilidade manual na confecção de mantas, ponchos e tapetes, fazem de Chinchero um verdadeiro museu vivo da arte têxtil andina.



#9 Plaza de Armas


Não da pra falar de Cusco sem falar na Plaza de Armas de Cusco, que é o centro histórico e cultural da cidade, além de ser um dos lugares mais visitados por quem passa por aqui. Rodeada por construções coloniais, ela é perfeita para quem quer sentir o clima vibrante da antiga capital do Império Inca.


Catedral de Cusco no Peru

A praça funciona como um verdadeiro hub para quem está explorando Cusco. Ao redor dela, você encontra uma grande variedade de restaurantes, cafés, lojas de artesanato, agências de turismo, casas de câmbio, caixas eletrônicos e até farmácias. Por isso, uma dica importante é considerar se hospedar nas redondezas — assim, você consegue resolver coisas simples como comprar um chip ou sacar dinheiro sem precisar se preocupar com transporte.





#10 Piquenique com Lhamas


Localizado em meio às montanhas andinas, o Mountain View é um lugar encantador para quem busca uma experiência única com lhamas — daquelas que a gente guarda pra sempre na memória. Esse não é um lugar tão procurado e, diferente dos passeios tradicionais, lá tudo é pensado de forma mais intimista e personalizada.


Piquenique em Mountain View Experience no Peru

Normalmente, o piquenique é montado ao ar livre, no campo, mas no nosso dia o clima chuvoso nos levou para uma área coberta, mas super aconchegante. O cardápio fica a escolha dos visitantes — nós optamos pela combinação de vinho, queijos e frutas — enquanto as lhamas circulam livremente ao redor da nossa cabana.


Durante a experiência, recebemos cestinhas com alimento para alimentá-las, quantas vezes quiséssemos, o que rendeu fotos inesquecíveis. Outro destaque é que o local disponibiliza roupas típicas coloridas para que possamos vestir e intensificar ainda mais o registro desses momentos tão especiais.


Mulher abraçando uma lhama no Peru


ความคิดเห็น


bottom of page