Capital do Turismo de Aventura do Espírito Santo
- Nathalia Verissimo Silva

- 9 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de abr.
Alfredo Chaves é uma cidadezinha do sul do Espírito Santo com cerca de 14 mil habitantes, que hoje está dividida em 7 distritos e 54 comunidades. O destino encanta com paisagens montanhosas incríveis, compondo a belíssima região das Montanhas Capixabas, além de ser referência no estado quando se fala de Turismo de Aventura.

Alfredo Chaves possui 3 circuitos turísticos principais: o Vale da Aventura, o Caminho das Águas e o 7 Maravilhas. Através deles, vocês podem conhecer as principais atrações turísticas da cidade. A cidade é conhecida como a Terra das Cachoeiras, por isso, quando visita-la, não deixe de conhecer algumas.

Em nossa passagem por lá, nós visitamos a tradicional e mais famosa Cachoeira de Matilde, com cerca de 70 metros de queda, sendo uma das maiores do estado, porém devido a força da água, ela não permite banho, apenas deck para contemplação e atividades como Rapel e Escalada.
No local ainda há um belíssimo mirante com vista para o Vale de Santa Maria Madalena. O bilhete para acessar a cachoeira e o mirante custa R$5. Vale de Santa Maria Madalena

Cachoeira de Matilde ou Cachoeira Engenheiro Reeve
Não deixe de conhecer também a Cachoeira Vovó Lucia, uma cachoeira com duas quedas d'agua enormes que possibilita banho de forma segura. O acesso ao local só é possível mediante a veículo próprio via estrada de chão.
O lugar é uma propriedade privada que conta com um pequeno bar que oferta algumas bebidas e aperitivos. Da cachoeira também é possível avistar um vale lindíssimo. O acesso é gratuito.

Outra cachoeira que vale a pena a visita para contemplação é a Cachoeira Tororoma, também conhecida como Cachoeira Alta. Ela fica localizada na Comunidade de Cachoeira Alta, um pouco afastada das demais atrações da cidade e sugerimos visita-la caso você decida visitar também a Rampa de Voo Livre de Alfredo Chaves, já que ela fica no caminho até a rampa.



Para nós, a Rampa de Voo Livre da cidade de Alfredo Chaves foi o lugar mais bonito que visitamos durante os 3 dias que passamos na cidade.
De lá, temos um visual espetacular das cadeias montanhosas e também para o mar de Anchieta.
Além disso, a rampa é bastante procurada por praticantes de voos de parapente, tanto por quem pratica o esporte quando por quem tem vontade de fazer um voo livre, que custa em média R$450 por pessoa.
No entanto, precisamos ressaltar que o acesso não é fácil, são muitos KMs de estrada de chão e alguns momentos bem íngremes. Nós fomos em um carro 1.0 e apesar da dificuldade em alguns momentos específicos do trajeto, conseguimos chegar sem grandes esforços.
Porém, não recomendamos o trajeto com este tipo de veículo em período de chuva, pois é muito provável que a estrada fique escorregadia e o carro não consiga avançar, chegando até a atolar, exceto se for um 4x4.

E se você quiser conferir o nosso roteiro de 3 dias na íntegra em Alfredo Chaves, confira o nosso vídeo no YouTube. Lá, além das atrações turísticas mencionadas aqui no blog, compartilhamos várias dicas, opções de hospedagem e gastronomia, além de outras atrações turísticas.
Se por acaso você ficou com alguma dúvida, nos envie pelos comentários aqui do blog.
*Os valores e informações apresentados ao longo deste post fazem referência ao período de
fevereiro de 2025, podendo sofrer alterações sem aviso prévio.













Comentários